sexta-feira, 13 de abril de 2018

PROJETO LITERÁRIO-PRÉ 1 A

O PROJETO LITERÁRIO é um trabalho idealizado para incentivar o gosto pela leitura, assim como cultivar o mágico e toda a beleza lúdica tão pertencentes as crianças.


ETAPA 1: Hora do conto com fantoches

Foi contada a fábula dos Três Porquinhos,com o recurso de fantoches de garrafas pet e as casinhas com base de papelão.


Onde as crianças eram incentivadas a interagir bufando e soprando como um lobo...


ETAPA 2: Confecção de máscaras 

Utilizando pratos, copinhos de café e de refrigerante descartáveis cada um pintou, montou e decorou sua máscara de porquinho e de lobo mau.





 ETAPA 3: Vamos fazer o cenário?!

Dividindo a turma em grupos e utilizando o papel pardo em formato de casinha como base,foi trabalhado a cooperação e o respeito, pois cada grupo precisou deliberar sobre as cores do telhado, porta, janela e paredes.






ETAPA 4: Brincando de Teatro

A história foi narrada pela educadora e interpretada pelos alunos.





As crianças gostaram tanto que até receberam o convite da turma do N4 de contarem a fábula para eles.




As fábulas possuem uma linguagem simples, própria para as crianças, além de abordarem aprendizagens  importantes no desenvolvimento de valores.

professora: Danieli Bueno



ABRIL

Aproveitamos este mês para conhecer algumas lendas indígenas e com elas exploramos novas brincadeiras.


A Lenda do Curupira ↔ foi dado aos alunos características deste personagem, tanto físicas quanto comportamentais e solicitado que criassem uma história pra ele... Olhem o resultado!!!


TEXTO COLETIVO, APÓS RODA DE CONVERSA DANDO AOS ALUNOS APENAS AS CARACTERÍSTICAS E HÁBITOS DO PERSONAGEM DE LENDAS INDÍGENA.
CURUPIRA
ERA UMA VEZ, UM INDIOZINHO QUE VIVIA NA FLORESTA E APARECEU UM CAÇADOR E O INDIOZINHO FICOU MUITO BRABO, PORQUE OS CAÇADORES QUERIAM MATAR OS BICHOS, MAS O INDIOZINHO FICOU COM MEDO DO CAÇADOR E FUGIU CORRENDO,
 ELE CHAMOU O CURUPIRA PARA AJUDAR. O CURUPIRA APARECEU NA FLORESTA E SE ESCONDEU ATRÁS DAS ÁRVORES E DEPOIS CORREU ATRÁS DO CAÇADOR DEIXANDO PEGADAS E COMEÇOU A CORRER REDONDO EM VOLTA DO CAÇADOR DEIXANDO ELE TONTO E O CAÇADOR CAIU NO CHÃO E NÃO ACHOU O CAMINHO.
O CURUPIRA DEU UM GRITO BEM ALTO IMITANDO UM LEÃO E O CAÇADOR ENXERGOU DOIS OLHOS VERMELHOS NO MEIO DA FLORESTA E UM CABELO VERMELHO E SE ASSUSTOU E FUGIU DE PRESSA.
OS INDIOZINHOS SAIRAM DE SEUS ESCONDERIJOS E CANTARAM UMA MÚSICA E O CURUPIRA FOI EMBORA VOANDO PENDURADO NAS ÁRVORES VOLTANDO PARA O SEU ESCONDERIJO ESPERANDO OS CAÇADORES QUE VEM MATAR OS BICHINHOS.

JOGO DO CURUPIRA: SIGA-ME SE PUDER




A LENDA DO BOITATÁ
Após conhecerem sua história, a cobra de fogo foi pintada em grupo e depois jogamos um JOGO NUMÉRICO




Siga a sequência de 1 a 8 que está misturada no meu corpo, mas preste muita atenção porque se você errar eu vou acordar.




MAIO

FÁBULA: O Partorzinho Mentiroso

Com o recurso do TEATRO de FANTOCHES a turminha do PRÉ 1 se divertiu e aprendeu uma valiosa lição. O entusiasmo foi tamanho que rendeu até algumas ilustrações.
















Que novas histórias nos aguardam?! Que novos mundos e personagens fantásticos?!

Professora: Danieli Bueno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário